Menu
Terça , 18 de Dezembro de 2018
alerta
Fique Atento: Novo golpe bancário leva clientes a falsa central telefônica
Homem "perdeu" cartão e passou dados aos criminosos. Caso aconteceu em Dourados e Campo Grande.

Adesivo está acima da saída dos comprovantes. - Foto: Valdenir Rezende
Criminosos criaram falsa central telefônica para aplicar golpes em clientes de bancos de Campo Grande e também em Dourados. Ontem, um homem de 61 anos ficou com o cartão preso no terminal de autoatendimento do Banco Brasil das Moreninhas e, ao buscar ajuda por telefone, descobriu que o número era falso e que havia passado dados sigilosos para estelionatários.

Conforme registrado no boletim de ocorrência, a vítima relatou que por volta das 17 horas, fazia uso dos terminais quando o cartão ficou preso. No local estava um desconhecido que recomendou que entrasse em contato com a central, por meio dos números de telefone afixados em três dos caixas.

Ainda de acordo com o homem, o adesivo continha o número 0800 888 0412 e as marcas do banco, passando a impressão de que se tratava de algo legítimo. Ele ressaltou ainda que a falsa atendente realmente parecia ser funcionária da instituição financeira, e que só se deu conta de que se tratava de golpe depois de ter passado informações pessoais.

Bandidos usam sistema que faz com que cartão trave em Caixa Eletrônico (Foto: Divulgação)
Além disso, logo em seguida acabou ficando com o cartão retido na máquina, como se fosse algo provocado pelo desconhecido que está no local. Temendo ser lesado, o homem procurou a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro para denunciar o caso. No local, a reportagem flagrou adesivos nos caixas assim como relatado pela vítima.

EM DOURADOS
Uma mulher de 57 anos, moradora em Dourados, procurou a polícia na tarde de domingo (07) para denunciar golpe a qual foi vítima e acabou no prejuízo de mais de R$ 10 mil. O fato ocorreu após o cartão bancário travar no terminal de autoatendimento.

De acordo com o boletim de ocorrência, ela se deslocou até agência do Banco do Brasil na avenida Weimar Torres por volta de 10h30 e, ao inserir o cartão na máquina, percebeu que ele havia sido engolido. Logo em seguida, ao ligar para o telefone de autoatendimento, repassou os seus dados e foi embora.

Pouco antes das 12h, recebeu ligação de uma pessoa para autorizar uma compra de aproximadamente R$ 2 mil que estava sendo realizada. 

A partir desse momento ela percebeu que poderia estar sendo vítima de estelionato e foi conferir o extrato bancário pelo aplicativo de celular. De sua conta, os criminosos já haviam levado R$ 10.440 entre compras e saques realizados.

Segundo a polícia, o golpe vem sendo realizado em várias partes do país. Bandidos instalam uma espécie de aparelho que bloqueia o cartão nesses terminais e direcionam o atendimento pelo "0800" para outro local. Após a vítima repassar as informações confidenciais, os criminosos realizam as ações.

Não está descartada mais vítimas nesse tipo de golpe na cidade. O caso foi denunciado no 1º Distrito Policial e será apurado.



facebook googleplus pinterest twitter